quarta-feira, 29 de abril de 2009

Massagem Ayurveda Chavutti - Kerala Sul da Índia

Esta arte de massagem, típica do Kerala no sul da Índia, encontra-se associada a três outras tradições: o Kalaripayattu (arte marcial indiana), o Kathakali (dança clássica) e o Ayurveda (sistema de medicina indiana). Em Kalaripayuattu, assim como no Kathakali exige-se dos praticantes excelente forma física, flexibilidade, resistência e soltura.
O Chavutti Thirummal se originou entre os praticantes destas duas artes afins. Eles recebem ao longo de seu treinamento e condicionamento físico, massagem com regularidade para habilitá-los aos difíceis e puxados movimentos. De todas as formas de massagem Chavutti é a que pode proporcionar pressão mais profunda com uniformidade. Neste estilo de massagem, o terapeuta desliza com os pés sobre o corpo do paciente untado com óleos medicinais. Para seu equilíbrio durante as manobras, ele se apóia em uma corda que pende do teto. A pressão do peso do praticante ao deslizar com o pé relaxa os músculos e libera o fluxo energético.
O praticante desta modalidade de massagem é exigido coordenação, equilíbrio e preparo físico, além de grande sensibilidade com os pés aliada ao domínio do uso de seu peso para gerar uma pressão adequada e uniforme no deslizar constante pelo "circuito do corpo".
Hoje vista como a massagem para os esportistas e os atletas do corpo, a Chavutti sempre foi a principal ferramenta terapêutica dos guerreiros dos dançarinos e na medicina propriamente dito.
Mestre Goura - demonstração do Chavutti