quinta-feira, 12 de março de 2009

Curso de Formação em Terapeuta Ayurveda



O.S.C.I.P. - ATMARAJ ACADEMIA INTERNACIONAL DE AYURVEDA YOGA DO BRASIL E TERAPIAS INTEGRADAS ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO




PROJETO AYURVEDA Resgate da Consciência Ética, Social, Saúde, Cultural, Ecológica e Tecnológica CURSO DE FORMAÇÃO DE TERAPEUTA AYURVEDA Venha conhecer a mais antiga ciência que estuda a vida como ela é. Você que profissional da saúde, médico, esteticista, terapeuta, enfermeiro (a), psicólogos (a), praticante de Yoga, artista, doméstico (a), não importa, esse conhecimento é a base para que se possa ter para passar por essa existência mais consciente e com ferramentas extremamente eficazes em suas ações terapêuticas. O CURSO DE FORMAÇÃO DE TERAPEUTA AYURVEDA SERÁ TOTALMENTE APOSTILADO E COM AULAS TEÓRICAS E PRÁTICAS NOS MÓDULOS DE TERAPIAS CORPORAIS, FITO, MUSICA, GEMA, AROMA E TERAPIAS DA NUTRIÇÃO, YOGA E PSICOLOGIA. O CURSO SERÁ REALIZADO EM 20 MESES SENDO 14 MÓDULOS BÁSICOS MAIS 6 MÓDULOS DE ESPECIALIZAÇÃO
As aulas serão sempre no último final de semana de cada mês INÍCIO DAS AULAS 28 e 29 DE MARÇO Das 9:00 as 18:00 h.


CORPO DOCENTE DO CURSO:

- Prof. Homero Azevedo (Goura Hari Dasa)
- Prof. terapeuta Ayurveda e Instrutor de Yoga
- Dr. Samuel Ferreira Dias da Silva
- Nuero Psicoimunológico Geriatra
- Dr. Rogério da Silva Veiga - Farmacologista
- Dr. Prof. Adalton Vilhena Stracci - Iridologista Biomolecular
- Prof. Alexandre Tavola - Físico Mecatronico e Quantico
- Prof. Gerson D´Addio da Silva - Instrutor de Yoga e Edução Física
- Ter. Jussara Correa (Syama Sundari Kaviraj) - Terapeuta Ayurveda - Psicologia
Programação do Curso em Módulos

- Modulo I – Introdução a cosmologia Védica (Samkhya e Vedanta) – Estudo dos Cinco Grandes Elementos, Introdução a psicologia Ayurvédica (o conhecimento da Mente Humana) e a Física Quântica.
- Modulo II – Doshas –Vata, Pitta, Kapha – Dhatus (tecidos do corpo) Srotas (canais do corpo).
- Modulo III – Dina Charya (rotina diária para manter a saúde de acordo com a natureza pessoal) Introdução ao Vasto Vidya (harmonização de ambiente).
- Modulo IV – Anatomia, Fisiologia - Módulo V (os Chakras), Introdução ao estudo dos Marmas (reconhecimento dos pontos de energia).
- Modulo VI e VII – Nutrição e Culinária Ayurvédica. Cardápio para os doshas – Os seis sabores e as suas propriedades terapêuticas – Rasa – Virya – Vipak – Prabhava.
- Modulo VIII – Diagnostico básico (pulso, língua, olhos (introdução a iridologia), unhas, anamnese). Pro Sync Analisador de Biorressonância com sistema de computador.
- Modulo IX – Yoga Terapia (asanas apropriados para cada dosha) Kriyas, Bhandas, Yantras, Mantras, Meditação, Yoganidra
- Modulo X - Introdução a Fitoterapia (conceitos básicos de maceração, decocção e infusão) propriedades das ervas e as semelhanças das ervas indianas com as brasileiras.
- Modulo XI - Kayachikitsa (introdução às técnicas de massagens e procedimentos básicos para as terapias ayurvédicas – do Norte e do Sul da Índia). Drenagem linfática e estudos mais profundos do sistema linfático.
- Modulo XII – Continuação do Kayachikitsa – As bases do Shamana (Snehana – A importância do óleo nas terapias Ayurvédicas) Abhyanga, garshana, udwartana, Shirodhara, pizzitilli).
- Modulo XIII – Continuação do Kayachikitsa – Swedana – técnicas de aquecimento (pinda sweda, nadi sweda, parisheka sweda, bastis (netra tarpana, kati basti, shiro basti, hridi basti).
- Modulo XIV – Avaliação final do curso básico. A partir do 15º módulo o aluno pode optar entre as duas especializações que a Academia oferece. As aulas são em dias diferentes com a mesma carga horária.
- Especialização em Panchakarma
- Especialização em Naturopatia/Estétifca Ayurvédica.
No final do curso, o aluno que se interessar, poderá participar de um Curso Avançado em Panchakarma ou outra Especialização de seu interesse no período de 25 dias, na Faculdade Tilak Ayurveda Mahavidialaya com práticas no Hospital Escola Selth Tarachand Ramanad na cidade de Poone – Índia.




INFORMAÇÃO E RESERVAS




Atmaraj ( 11) 3666-9167 / 9411-1353


Spa Luciana Marques (11) 2478-8165 / 9884-5187




O.S.C.I.P. – ATMARAJ - ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL DE INTERESSE PÚBLICO Academia Internacional de Ayurveda Yoga do Brasil e Terapias Integradas


Rua Lavradio, 99 – Perdizes – São Paulo








terça-feira, 10 de março de 2009

Thay Massagem com Asanas do Yoga


Thai tem sua origem na Tailândia. Massagem tailandesa de verdade é bem parecida com uma aula de Yoga. Fica clara essa influência nas posições e movimentos de extensão.
Suas origens estão na Índia, assim como o Yoga, e também no Budismo. Nas raízes dessa massagem milenar vamos encontrar também influências da medicina ayurvédica e chinesa. Seu fundador foi um médico indiano contemporâneo de Buddha, Jivaka Kumar Bhaccha (na Tailândia, Dr. Shivago Komarpaj), que é mencionado nas antigas escrituras (Pali Canon) do Theravada Buddhism.
Existem 60 posições básicas para a aplicação do Thai, 30 mostrando a frente do corpo e as demais mostrando as costas. Estão ali também as linhas de energia (Sen, em Thai) e os pontos de terapia (onde se usa pressão) ao longo das linhas. Thai massagem não é baseada num sistema ocidental de anatomia. É baseada em energia, prana, que é o fundamento de todas as técnicas orientais de cura. No corpo humano essa energia flui por uma rede de canais ou linhas Sen, nadís ou meridianos. A saúde é o equilíbrio e a harmonia dessas energias em nosso corpo. Além disso, a saúde é vista como um estado de vitalidade, força e paz interior. Esse trabalho combina massagem nos pontos e linhas de energia, alongamento, torções e meditação. Assim como no Yoga, a Thai reconhece 72.000 canais de energia ou nadís.
As mais importantes são: Sushuma que é o canal central, Ida que é o canal negativo ou feminino e Pingala que é o canal positivo ou masculino. Todas as linhas são importantes, mas essas afetam mais diretamente todo o nosso sistema energético e estão diretamente ligadas aos Chakras (centros vitais) mais importantes.
Thai massagem é um dos quatro ramos da medicina tailandesa. Os outros três são ligados à cura com ervas, dietas e práticas espirituais, como a meditação.
Profundamente ligada ao Budismo que florescia na época, a Thai é um caminho para se cultivar os quatro estados divinos dessa filosofia: Metta (bondade amorosa), Karuna (compaixão), Mudita (alegria contagiante) e Uppekha (equanimidade, imparcialidade, não agressão).
É assim que se trabalha quando se aplica uma Thai: em estado meditativo, fluindo como uma dança, com seu ritmo divino, aprofundando a conexão corpo, mente e espírito. Os efeitos são como no Yoga: aumento da energia vital, alívio das tensões, liberação da energia estagnada, aumento de flexibilidade nas articulações, alongamento dos músculos, relaxamento e sensação de paz e equilíbrio. Chamo de Thai Yoga o trabalho que combina as duas coisas: práticas de Yoga e Thai massagem.
Como no Yoga, Thai utiliza os pránáyámas todos os dias; usa também os bandhas (contrações de estruturas musculares localizadas sobre alguns chakras).
Para os padrões da Medicina Ayurveda, onde, o uso de massagem é de fundamental importância, pode-se utilizar as técnicas do Thai Yoga como instrumento eficaz nos tratamentos, ou até mesmo como terapia isolada.Vou descrever uma seqüência básica onde pode ser utilizada nas práticas de Dina Charya (rotina diária) e em pacientes saudáveis. Isto é, para manutenção da saúde. Podendo, dependendo do caso, vir a ser utilizada como instrumento complementar dos tratamentos Ayurvédicos.

Caso você tenha alguma dica, sugestão ou informação, entre em contato por email: spalucianamarques@gmail.com

Agradecemos o carinho e atenção de nossos leitores.

terça-feira, 3 de março de 2009

Massagem Ayurveda - Abhyanga




As massagens Ayurveda fazem parte do sistema de medicina da Índia milenar. É o mais completo sistema de manipulação corporal atuando em todos os níveis através do equilíbrio dos Doshas (humores) Vata (ventos), Pitta (bile), Kapha (muco). A massagem é realizada com óleos medicados e pós de ervas de acordo com o Dosha dominante. Esse curso é um verdadeiro resgate da arte de tocar com os pés e com as mãos e de interpretar os sintomas numa linguagem clara e prática aos sinais do corpo
Ela tem tido um papel muito importante, desde a sua origem, durante milhares de anos, nos tratamentos de saúde da medicina e terapia Ayurvédica.
Hoje a massagem Abhyanga faz parte do repertório de tratamentos que são oferecidos pelos luxuosos Spas e centros de tratamento e termas de todo o mundo.
Esta ciência tem como objectivo revitalizar o ser humano, através do equilíbrio dos doshas, ou seja, de todas as suas energias.
A Abhyanga é realizada com um tipo de óleo medicinal, de acordo com os preceitos indicados pelo terapeuta ou médico ayurvédico, que é aplicado em todo o corpo, em grande quantidade, ou nas partes indicadas aquando da consulta, estimulando, assim, a circulação sangüínea e linfática e eliminando as toxinas. Para além dos benefícios relativos à nutrição e hidratação da pele, permite tratar o excesso do dosha Vata, fraqueza e problemas dos pulmões, ossos e sistema nervoso. É recomendada para qualquer idade; ajuda a reverter os efeitos de auto-indulgência, irregularidade e solidão.