terça-feira, 10 de março de 2009

Thay Massagem com Asanas do Yoga


Thai tem sua origem na Tailândia. Massagem tailandesa de verdade é bem parecida com uma aula de Yoga. Fica clara essa influência nas posições e movimentos de extensão.
Suas origens estão na Índia, assim como o Yoga, e também no Budismo. Nas raízes dessa massagem milenar vamos encontrar também influências da medicina ayurvédica e chinesa. Seu fundador foi um médico indiano contemporâneo de Buddha, Jivaka Kumar Bhaccha (na Tailândia, Dr. Shivago Komarpaj), que é mencionado nas antigas escrituras (Pali Canon) do Theravada Buddhism.
Existem 60 posições básicas para a aplicação do Thai, 30 mostrando a frente do corpo e as demais mostrando as costas. Estão ali também as linhas de energia (Sen, em Thai) e os pontos de terapia (onde se usa pressão) ao longo das linhas. Thai massagem não é baseada num sistema ocidental de anatomia. É baseada em energia, prana, que é o fundamento de todas as técnicas orientais de cura. No corpo humano essa energia flui por uma rede de canais ou linhas Sen, nadís ou meridianos. A saúde é o equilíbrio e a harmonia dessas energias em nosso corpo. Além disso, a saúde é vista como um estado de vitalidade, força e paz interior. Esse trabalho combina massagem nos pontos e linhas de energia, alongamento, torções e meditação. Assim como no Yoga, a Thai reconhece 72.000 canais de energia ou nadís.
As mais importantes são: Sushuma que é o canal central, Ida que é o canal negativo ou feminino e Pingala que é o canal positivo ou masculino. Todas as linhas são importantes, mas essas afetam mais diretamente todo o nosso sistema energético e estão diretamente ligadas aos Chakras (centros vitais) mais importantes.
Thai massagem é um dos quatro ramos da medicina tailandesa. Os outros três são ligados à cura com ervas, dietas e práticas espirituais, como a meditação.
Profundamente ligada ao Budismo que florescia na época, a Thai é um caminho para se cultivar os quatro estados divinos dessa filosofia: Metta (bondade amorosa), Karuna (compaixão), Mudita (alegria contagiante) e Uppekha (equanimidade, imparcialidade, não agressão).
É assim que se trabalha quando se aplica uma Thai: em estado meditativo, fluindo como uma dança, com seu ritmo divino, aprofundando a conexão corpo, mente e espírito. Os efeitos são como no Yoga: aumento da energia vital, alívio das tensões, liberação da energia estagnada, aumento de flexibilidade nas articulações, alongamento dos músculos, relaxamento e sensação de paz e equilíbrio. Chamo de Thai Yoga o trabalho que combina as duas coisas: práticas de Yoga e Thai massagem.
Como no Yoga, Thai utiliza os pránáyámas todos os dias; usa também os bandhas (contrações de estruturas musculares localizadas sobre alguns chakras).
Para os padrões da Medicina Ayurveda, onde, o uso de massagem é de fundamental importância, pode-se utilizar as técnicas do Thai Yoga como instrumento eficaz nos tratamentos, ou até mesmo como terapia isolada.Vou descrever uma seqüência básica onde pode ser utilizada nas práticas de Dina Charya (rotina diária) e em pacientes saudáveis. Isto é, para manutenção da saúde. Podendo, dependendo do caso, vir a ser utilizada como instrumento complementar dos tratamentos Ayurvédicos.

Caso você tenha alguma dica, sugestão ou informação, entre em contato por email: spalucianamarques@gmail.com

Agradecemos o carinho e atenção de nossos leitores.

Um comentário:

  1. youtube - Vimeo
    youtube - Vimeo.com: Videos from an actor in the 90s · youtube - Vimeo.com: Movies from an actor in the 90s · youtube - Vimeo.com: Movies from an actor youtube video to mp3 converter in the 90s · youtube - Vimeo.com: Movies from an actor in the 90s.

    ResponderExcluir